quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Que meta é essa?

Meta.
Convivemos com essa palavra e tudo o que ela significa todos os dias.
No trabalho, nos esportes, nos relacionamentos.
Estão sempre presentes as metas que queremos atingir e outras que precisamos.

As que queremos, muitas vezes são impossíveis, pelo menos no tempo que previamente determinamos, como emagrecer 8 kg em um mês para o verão, transformar uma monografia de 2 páginas em uma de 50 já no final do período, parar de beber e fumar da noite pro dia, casar e ser feliz sem antes aprender a amar... Essas coisas.

As que precisamos muitas vezes, apesar de não nos acrescentar e beneficiar diretamente, sustentam nossos empregos e status. Vender mais, escrever mais e melhor, dar conta de cada fez mais papeladas, fechar tantos clientes. Enfim, metas estabelecidas pela necessidade de cada ofício.

Mas qual será o real objetivo de traçar e concretizar tais metas? Encontrará satisfação e realização ao fim?

Falta discernimento entre caminhos que desejamos seguir e metas que pretendemos alcançar. São coisas distintas que unidas fortalecem o alcance de nossos objetivos.
Para isso é precioso antes se encontrar (espiritualmente) e decidir o caminho que deseja sua vida seguir, só depois estabelecer suas metas.
Vocês podem pensar que já fazem isso a muito tempo e que não estou dizendo nenhuma novidade, mas se fosse um pensamento tão trivial, não nos depararíamos com tantos infelizes por aí, sentindo-se frustrados e incapazes.
Parece simples, e é, mas unir coisas simples em um só pensamento pode ser bem complicado, já que além de encontrar o caminho e estabelecer metas, é necessário perceber que essas duas coisas são, podem ou devem ser mutáveis. Por isso a obstinação em seguir determinados caminhos deve ser observada com cautela, há sempre a possibilidade de encontrarmos novos caminhos e há também a possibilidade se seguirmos o caminho de um outro. E nesta mudança inconsciente de caminhos, suas metas já não têm nenhum valor, estão separadas e perdidas num caminho que só Deus sabe!

6 comentários:

Anônimo disse...

sinceramente eu não acho nada fácil criar e estabelecer metas....
a gente tem que estar de fato disposto a coisa.... não adianta falar da boca p/ fora.... por isso tbm não acho trivial o que vc falou.... concordo plenamente com vc.

belo post debby!
bjokas!

Anônimo disse...

muita pressão no mundo cão. a solução talvez seja flanar, alienado de alienação. ups! sou mal poeta

Anônimo disse...

Tenho pensado MUITO sobre o assunto. Acho que criar metas é acreditar que os sonhos podem se realizar.
Bjks.

Anônimo disse...

bom, eu tô na fase do me encontrar "espiritualmente", então ainda não posso comentar seu post... huahuauhahu

mas achei válido :) e concordo também

beijooo

Junior disse...

Metas, metas e metas... Bom, a mescla de metas pessoas com as metas profissionais. Posso estar me desviando um pouco do seu post, nao sei. Mas é como um jogo onde ambos dependem uma das outras, mas a falta de um deles nao faz tanta diferença quando a falta de outro. Metas e sucessos, pessoais e profissionais, juntos são uma maravilha. Mas e o qua adianta a meta profissional sem estar bem pessoalmente? Nada... E o qua adianta estar bem pessoalmente, se nao esta bem profissionalmente? Bom, não afeta muito, pois digamos que poderia te dar força para traçar e lutar por essas metas. Não é cliche, ok, na realidade é, mas já vi acontecendo literalmente. Urgh, meu bateu um desanimo só de pensar nisso.

)o( Vivi Wërnëck )o( disse...

eu às vezes acho que sou a rainha das metas, mas só há pouco tempo realmente decidi o que realmente quero daminha vida. Agora acho que ficará mais fácil traçar uma meta, prefiro dizer um caminho para seguir.